top of page

Fazenda Ibicaba

Vista área da Fazenda Ibicaba.
Trabalho de campo.
Entrada da Fazenda Ibicaba.
Local de instalação de máquinas.
Café produzido na Fazenda Ibicaba.
Maquinário da Fazenda.
Local de guardar o produto cafeeiro.
Fazenda Ibicaba
Relatório de campo.
Projeto de intervenção.

Este trabalho de campo é realizado na Fazenda Ibicaba em Cordeirópilos/SP, e conta com a participação dos estudantes de licenciatura e bacharelado, com o objetivo de contextualizar a história da fazenda com os ciclos econômicos que direcionaram a formação do território brasileiro.

Fundada em 1817, a Fazenda Ibicaba está localizada no município de Cordeirópolis/SP, Rodovia Dr. Cássio de Freitas Levy, km 2, e foi sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Foi a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães, trinta anos depois de sua fundação. O Senador Vergueiro fundador da fazenda, foi o responsável pela vinda dos primeiros imigrantes da Europa, muito antes da abolição da escravatura. Sua empresa " Vergueiro e Companhia" recrutava os imigrantes, financiava a viagem e o imigrante tinha que quitar sua dívida trabalhando por, pelo menos, quatro anos, e isso ficou conhecido como "Sistema de Parceria". Cerca de mil pessoas entre portugueses, suíços e alemães viviam na fazenda, que era quase independente, havendo até circulação interna de moeda própria. Durante uma década, o modelo de colonização obteve sucesso e serviu de exemplo para todo país.

A Fazenda Ibicaba teve muita importância econômica no ciclo cafeeiro, pois foi uma das maiores produtoras na época, e devido a sua importância e ao reconhecimento da influência política do Senador Vergueiro, recebeu grandes personalidades, entre elas Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D'eu.

A Fazenda Ibicaba e sua história costumam ser tema de vestibulares.

 

Para mais informações sobre a Fazenda Ibicaba, visite o site www.fazendaibicaba.com.br

 

bottom of page