top of page

Fazenda Ibicaba

Este trabalho de campo é realizado na Fazenda Ibicaba em Cordeirópilos/SP, e conta com a participação dos estudantes de licenciatura e bacharelado, com o objetivo de contextualizar a história da fazenda com os ciclos econômicos que direcionaram a formação do território brasileiro.

Fundada em 1817, a Fazenda Ibicaba está localizada no município de Cordeirópolis/SP, Rodovia Dr. Cássio de Freitas Levy, km 2, e foi sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Foi a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães, trinta anos depois de sua fundação. O Senador Vergueiro fundador da fazenda, foi o responsável pela vinda dos primeiros imigrantes da Europa, muito antes da abolição da escravatura. Sua empresa " Vergueiro e Companhia" recrutava os imigrantes, financiava a viagem e o imigrante tinha que quitar sua dívida trabalhando por, pelo menos, quatro anos, e isso ficou conhecido como "Sistema de Parceria". Cerca de mil pessoas entre portugueses, suíços e alemães viviam na fazenda, que era quase independente, havendo até circulação interna de moeda própria. Durante uma década, o modelo de colonização obteve sucesso e serviu de exemplo para todo país.

A Fazenda Ibicaba teve muita importância econômica no ciclo cafeeiro, pois foi uma das maiores produtoras na época, e devido a sua importância e ao reconhecimento da influência política do Senador Vergueiro, recebeu grandes personalidades, entre elas Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D'eu.

A Fazenda Ibicaba e sua história costumam ser tema de vestibulares.

 

Para mais informações sobre a Fazenda Ibicaba, visite o site www.fazendaibicaba.com.br

 

bottom of page