top of page
"Ainda durante o curso participei de um projeto do Bosque dos Jequitibás que tinha o objetivo de promover a educação ambiental dos visitantes, principalmente de escolas da região. Sendo formada por uma equipe interdisciplinar, me deparei com o meu maior desafio: como mostrar a “geografia” em um curto espaço de tempo para um público de idades diversificadas. Tendo uma base teórica em construção obtida através do curso, juntamente com o apoio dos professores que me auxiliaram com conselhos e sugestões, consegui passar, de maneira direta e indireta, um pouco da Geografia presente naquele lugar."
 
 

Édino de Almeida Grama (Formado em Licenciatura Plena em 2015)

Estagiário no Ecos do Bosque em Campinas.

Depoimentos sobre estágios

Mayara Caroline Covizzi (Formada em 2016)

Estagiária na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, desde novembro de 2014.

O estágio na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA-SP) foi conquistado por meio de um processo seletivo da Fundap, logo quando ingressei no curso de Geografia. Um ano depois da prova, surgiu a oportunidade de estagiar na mesma cidade em que moro e estudo, e que ainda ajudaria a desenvolver meus conhecimentos do bacharelado em um órgão público.

 

A SMA-SP é dividida em várias coordenadorias, e entre elas, pude estagiar junto à Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) por 7 meses, apoiando Especialistas Ambientais na análise de relatórios de cumprimento do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental para casos de crime ambiental, acompanhamento de vistorias técnicas e elaboração de relatórios técnicos para atender demandas do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário.

 

Após esse tempo, próximo da renovação do meu contrato, fui remanejada para a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), que assim como a CFA, atende a 83 municípios da região de Campinas. Nesta coordenadoria, analiso requerimentos de Reserva Legal (RL), que inclui laudos de caracterização vegetal e uso e ocupação do solo; projetos de restauração ecológica de áreas de RL e Áreas de Preservação Permanente (APP); acompanho a realização de vistorias técnicas; e uma das maiores demandas que tenho atualmente, é a análise do Cadastro Ambiental Rural, obrigatório a todos os proprietários de imóveis rurais até março de 2016, onde verifico se a proposta está de acordo com as bases cartográficas oficiais do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo, entre outros trabalhos que visam a conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade no território paulista. Soma-se ainda, o atendimento ao público sobre estes procedimentos pertinentes à CBRN.

 

Portanto, os conhecimentos adquiridos no curso de Geografia, são aplicados e ampliados neste estágio, em que vejo as possibilidades aumentando para a atuação do Geografo no mercado de trabalho, seja nas empresas ou em órgãos de proteção ao Meio Ambiente.

Os estágios são atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, colocando o futuro profissional em contato com as diferentes experiências, permitindo ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de intervenção. Além disso, essa atividade propicia o início de uma rede de relacionamentos profissionais e a confirmação dos interesses para determinada área de atuação diante das possibilidades apresentadas pela profissão.

O que são os estágios?

bottom of page